Pular para o conteúdo principal

Habilitação Detran

Bueno moçada, não existe coisa que mais aguardamos quando atingimos a maioridade do que a tão sonhada HABILITAÇÃO, e é sobre os passos dela que abordaremos aqui hoje :)



Primeiramente vamos falar sobre a legislação !

Dirigir e pilotar sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é considerado crime de trânsito de acordo com os artigos 162 e 309 do Código de Trânsito Brasileiro, além de causar multa pode levar à apreensão do veículo e demais penalidades previstas por lei.

Estão vamos fazer o que é certo para evitar transtornos não é amiguinhos? então vamos falar dos processos da tirada da CNH para você ficar tranquilo.

Mas Isaac, quanto custa para tirar uma CNH?

Não sei quanto está a média do preço das auto-escola da cidade de vocês então usarei como exemplo o centro de ensino que frequentei , que, agora com a implantação obrigatória do simulador, gira em torno de R$ 3.200,00.


Quanto tempo leva?

Bem, depende da sua disponibilidade, mas já vi casos de o aluno terminar tudo em 3 meses (não reprovou em nenhum teste e fazia diversas aulas por dia).


Decidi fazer, quais são os passos?

  1. Primeiramente você é submetido a ir ao Detran/Ciretran mais próximo para tirar a foto e cadastrar suas digitais no sistema.
  2. Liberada sua inscrição suas aulas começam, em geral são 12 horas/aula que englobam as matérias de Meio Ambiente, Cidadania, Mecânica Básica, Primeiros Socorros, Legislação e Direção Defensiva.
  3. Terminadas as aulas você faz a prova teórica que consiste em responder um questionário online de 30 questões no site do Detran ... o mínimo de acertos exigidos para aprovação é 21. Você pode fazer simulados através do site Simulado Detran.
  4. Após aprovado você começa as aulas teóricas...para quem esta começando são as categorias A (moto) e B (carro), geralmente são 25 horas/aulas de carro sendo 5 delas noturnas e 20 horas/aulas de moto.
  5. Terminadas suas aula é hora do teste prático onde é submetido à baliza e o teste de rua.


ATENÇÃO 

No teste prático MUITAS pessoas estão reprovando por pequenos detalhes...principalmente na tão temida Baliza.

Todo o teste prático em si é importante, mas uma baliza bem feita pode aumentar sua credibilidade. Para ajudar segue um breve tutorial:




Simples não é?

Espero ter ajudado u pouco vocês e sempre reforçando: SE BEBER NÃO DIRIJA...somos responsáveis por vidas quando estamos ao volante ou guidón, seja consciente, respeite as leis de trânsito que tudo irá correr sempre bem :)


Comentários